Prevalência de comorbidades psiquiátricas em pacientes obesos internados para tratamento em dieta de baixo e muito baixo valor calórico

NEPOMUCENO CM; ARAÚJO, NS; OLIVEIRA, TC

Introdução: A Obesidade é uma síndrome metabólica de alta incidência na atualidade e novos estudos vêm direcionando a atenção para as manifestações psiquiátricas e psicológicas associadas ao quadro físico. O Índice de Massa Corpórea é o parâmetro mais utilizado para identificação da síndrome. Em geral, a comunidade científica não considera a obesidade como uma condição psiquiátrica, mas sustenta que os fatores psicológicos encontram-se na etiologia da doença. Desta forma, o programa de atendimento ao paciente obeso deve contemplar uma equipe multiprofissional. Apesar da obesidade já ser considerada um transtorno de etiologia multifatorial, o tratamento nutricional é a principal abordagem terapêutica para intervenção de perda de peso.

Objetivo: O presente estudo buscou identificar a prevalência de comorbidades psiquiátricas em pacientes obesos internados em uma clínica especializada, sob dieta de baixo e muito baixo valor calórico. Material e Métodos: Estudo transversal, retrospectivo, realizado em uma clínica especializada em Obesidade em Camaçari, Bahia, Brasil. Foram acessados os registros de prontuários para coleta de dados, em dezembro de 2014. As variáveis selecionadas para coleta de informação foram: gênero, idade, IMC, estado civil, atividade física regular, consumo de álcool e diagnósticos psiquiátricos. Foram selecionados 176 pacientes, entre 18 e 84 anos, com IMC > 35 kg/m2, tratados na clínica entre 2013 e 2014. Foi realizada a análise descritiva e comparativa, utilizando-se do software estatístico SPSS.

Resultados: Nos resultados da análise descritiva, 73,3% dos participantes eram do gênero feminino e houve uma variação no IMC de 36,1 a 69,8. Dos pacientes, 48,3% são casados, 84,7% não praticam atividade física regular, 52,3% consomem álcool, 79% possuem alguma comorbidade psiquiátrica. Entre os distúrbios identificados, a incidência foi: transtornos do humor (29,5%), transtornos de ansiedade (36,9%), transtorno insônia (25%) e outros transtornos psiquiátricos (34,1%). Houve uma correlação significativa entre gênero feminino e transtornos de humor e de insônia.

Conclusão: A alta prevalência de transtornos psiquiátricos em pacientes obesos confirma a relevância da abordagem psiquiátrica e psicológica na avaliação e intervenção da obesidade.

Bibliografia: DOBROW, llyse J; KAMENETZ, Claudia; DEVLIN, Michael J. Aspectos psiquiátricos da obesidade. Revista Brasileira de Psiquiatria. 2002; v. 24(Supl III):pp 63-67 FRIEDMAN, K. E. et al. Weight Stigmatization and Ideological Beliefs: Relation to Psychological Functioning in Obese Adults. Obesity Research, 2005; 13: pp.907-916: GORDON, Pedro C., et al. Aspectos do acompanhamento psiquiátrico de pacientes obesos sob tratamento bariátrico: revisão. Revista de Psiquiatria Clínica, 2011 vol.38 (n.4). pp. 148-54.; LOPRESTI, Adrian L. DRUMMOND Peter D. Obesity and psychiatric disorders: Commonalities in dysregulated biological pathways and their implications for treatment. Progress in Neuro-Psychopharmacology and Biological Psychiatry. Volume 45, 1 August 2013, Pages 92-99.