Infarto

O excesso de peso pode prejudicar o funcionamento do coração

O infarto do miocárdio (ataque cardíaco) é a necrose (morte) de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da irrigação sanguínea que leva nutrientes e oxigênio ao coração.

As doenças cardiovasculares são as que mais matam, vitimizando 17,3 milhões de pessoas no mundo e 300 mil no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O infarto é a segunda maior ocorrência dentre as doenças que envolvem o coração e a circulação.

Embora atinja mais pessoas a partir dos 40 anos (e mulheres particularmente após a menopausa), pode acontecer também entre os jovens de 20 aos 39 anos.

Causas e sintomas do infarto

Hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo e sedentarismo são alguns dos fatores de risco que devem ser evitados e tratados para evitar episódios de infarto.

Um ataque cardíaco é o resultado de uma série complexa de eventos acumulados ao longo dos anos, mas geralmente está ligado às placas de gordura e outras substâncias que se formam nas paredes das artérias.

De acordo com um estudo da American Heart Association, 20% dos infartos são silenciosos, descobertos apenas depois, em exames de rotina. Além de dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, dores nas costas, suor frio, náusea e até um desmaio podem indicar um infarto.

Tratar a obesidade diminui as chances de sofrer um infarto

Nem todo obeso tem doenças associadas, como diabetes e hipertensão, mas não elimina o risco cardiovascular, já que o organismo poderá demonstrar sinais do efeito negativo do excesso de gordura corporal, segundo estudo do periódico científico European Heart Journal.

A prevenção do infarto fica por conta de atividade física regular e uma alimentação saudável, que compõem a fórmula mais eficaz de reversão dos marcadores negativos que afetam o coração.

A boa notícia é que ainda dá tempo de salvar seu coração! Busque ajuda profissional, faça um check-up e adote hábitos mais saudáveis que possam melhorar sua qualidade de vida e promover a longevidade.

Se precisar de ajuda para tratar a obesidade e prevenir as doenças do coração, entre em contato conosco. Nosso tratamento dispõe de acompanhamento médico especializado, com a presença de cardiologistas na equipe. Para conhecer melhor o nosso tratamento, disponibilizamos uma triagem, on-line ou presencial.