Fatores associados ao ganho de peso em pacientes pós-bariátricos

Introdução: Obesidade é atualmente uma questão de saúde pública no mundo que pode ser compreendida pelo seu caráter multifatorial: históricas, biológicas, culturais, sociais e psicológicas. Os estudos na literatura usam o IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 30, 35, 40 como medida para classificar o grau de obesidade, sendo o grau mais elevado conhecido como obesidade mórbida e, superobesidade se o IMC for maior que 50.

Objetivo: O presente trabalho buscou investigar quais os fatores, tais como: idade, IMC e comorbidades psiquiátricas, entre outros, interferiram no ganho de peso em pacientes obesos mórbidos pós bariátricos, no intervalo de tempo médio entre 01 a 02 anos.

Material e Métodos: Participaram deste estudo 17 pacientes, faixa etária entre 30 a 65 anos, internados na clínica da obesidade. Dentre os pacientes, 80% participaram do grupo bariátrico. A coleta de dados no grupo foi feita 01 vez por semana durante 07 meses, através de entrevista semiestruturada, e outra coleta foi feita pela psicologia com atendimento individualizado e análise dos prontuários. O grupo foi composto por uma equipe multidisciplinar: endocrinologista, nutricionista, psicóloga e psiquiatra.

Resultados: Identificamos que 83,3% desenvolveram compulsões, 40% desencadearam transtorno bipolar e compulsão após a cirurgia. Pacientes dos 30 aos 45 anos ganharam 44% do seu peso mínimo, enquanto que os pacientes acima de 45 anos ganharam 36% do seu peso mínimo em um intervalo de tempo menor. Pacientes com IMC acima de 50 ganham, em média, mais peso.

Conclusão: é imprescindível uma investigação no pré operatório acerca das questões psiquiátricas e emocionais levando em consideração o IMC e a idade do paciente no intuito de prevenir futuros transtornos psiquiátricos, bem como propiciar uma manutenção do peso a longo prazo.