Evolução ponderal de adolescentes obesos submetidos à dieta de muito baixo valor calórico

BRAGA, S.; LEAL. V.M.; FREITAS-SANTOS, L.; ARAÚJO, T.T.

Objetivo: Demonstrar a evolução ponderal de adolescentes, submetidos a dieta de muito baixo valor calórico (DMBVC), internados para tratamento clínico da obesidade.

Métodos: Trata-se de um estudo transversal, onde 22 adolescentes obesos, internados na Clínica da Obesidade (CO), Camaçari, Bahia, foram acompanhados no período de 2011 a 2013. Os pacientes foram submetidos a restrição calórica, com dieta que variou entre 500 a 1000 Kcal/dia, prática diária de atividade física e acompanhamento psicológico. Os pacientes ficaram internados por período de 90 dias e os dados foram registrados ao final de cada mês. A análise estatística foi realizada aplicando o teste de Friedman com nível de significância de 5%.

Resultados: Da amostra, 60% era do sexo feminino e 40% do masculino. A idade média foi de 14,4 + 2,1 anos. No momento da admissão, o escore Z do Índice de Massa Corpórea para a idade (IMC/I) foi de 3,52+0,64. Após os primeiros 30 dias, houve perda de aproximadamente 10,07 + 2,18% do peso corporal, reduzindo o escore 2 a 3,27+0,55. Após 60 dias houve redução de 13,45+3,49% do peso e do escore Z para 2,70+0,52, onde a maioria dos adolescentes já não eram mais obesos. Ao final do terceiro trimestre a perda foi de 20,55+4,08% e o escore Z igual a 2,69+0,53. As variáveis observadas apresentaram significância estatística (p < 0,05) no que diz respeito a perda ponderal e redução do IMC/I ao longo de todo o tratamento. A perda de peso nos pacientes avaliados apresentou-se continua, sendo que entre o 30° ao 60o dia foi observada redução da velocidade de perda ponderal.

Conclusão: O tratamento conservador da obesidade, incluindo DMBVC foi eficaz no controle da obesidade neste grupo de adolescentes em curto período de tempo. Demais benefícios, adquiridos pela internação e intervenção transdisciplinar só serão avaliados em acompanhamento após a alta.