Câncer

Como é o tratamento da obesidade para prevenção do câncer

Tratamento da obesidade para prevenção do câncer

Uma das principais doenças decorrentes da obesidade é o câncer. Muita gente não sabe, mas os dados são alarmantes: segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 3 em cada 10 casos de câncer no mundo estão relacionados à obesidade.

Embora muitas pessoas desconheçam essas estatísticas e não relacionem câncer e obesidade, a ciência já deixou claro: são doenças comumente relacionadas. Tratar a obesidade é prevenir o câncer!

Como a obesidade pode ter relação com o câncer e como se prevenir

Como a obesidade provoca câncer

A obesidade está associada a um aumento dos níveis de inflamação no corpo. Essa inflamação pode danificar as células e tornar mais fácil para elas se tornarem cancerosas. Além disso, a obesidade também pode alterar os níveis de hormônios no corpo, o que também pode aumentar o risco de câncer.

Os tipos de câncer mais associados à obesidade incluem:

• Câncer de mama
  • Câncer do útero
  • Câncer do ovário
  • Câncer do cólon
  • Câncer do reto
  • Câncer de esôfago
  • Câncer de pâncreas
  • Câncer de fígado
  • Câncer de tireoide
  • Câncer de mieloma múltiplo

O que eu posso fazer para prevenir o câncer?

Se você está obeso, a melhor maneira de prevenir o câncer é perder peso. Existem muitas maneiras de tratar a obesidade e eliminar peso, mas, é importante conversar com seu médico sobre o melhor método para você.

Além de perder peso, você também pode reduzir o seu risco de câncer fazendo outras mudanças no seu estilo de vida, como:

• Ter uma dieta saudável;
  • Fazer exercícios regularmente;
  • Não fumar;
  • Limitar o consumo de álcool;
  • Dormir o suficiente;
  • Controlar o estresse.

Se você está preocupado com o seu risco de câncer, converse com seu médico. Ele pode ajudá-lo a avaliar o seu risco e desenvolver um plano para melhorar a sua saúde.

1. Organização Mundial da Saúde (OMS). Global cancer statistics 2020. Genebra: OMS; 2021.
  2. World Cancer Research Fund International. International Agency for Research on Cancer. Global cancer facts 2022. Lyon: IARC; 2022.