AVC

O AVC, dentre muitas causas, pode estar ligado ao excesso de peso

Acidente vascular cerebral: uma bomba-relógio

Conhecido simplesmente pela sigla AVC, o acidente vascular cerebral é a principal causa de incapacidade no Brasil, tirando, ainda, a vida de 100 mil pessoas por ano, segundo o Ministério da Saúde.

Caracterizado pela interrupção no fornecimento de oxigênio em alguma área do cérebro, o AVC se dá quando uma artéria cerebral é entupida ou se rompe, ocasionando uma falha na irrigação dos tecidos.

Apesar de ser mais comum entre pessoas idosas, o AVC pode acontecer em qualquer idade e tem crescido entre adultos jovens. Em qualquer idade, no entanto, podendo causar danos permanentes, como problemas cognitivos e de mobilidade.

Fique atento aos sinais que o corpo manda e evite o AVC

Consequências para toda a vida

O AVC não é a principal causa de incapacidade à toa. Seus efeitos imediatos mais comuns são paralisia ou fraqueza de um lado do corpo e dificuldade de fala; no entanto, se o paciente não for levado imediatamente à emergência médica, não apenas corre risco de morte, como também pode ter sequelas permanentes graves.

Entre essas sequelas possíveis, temos falhas na memória, problemas cognitivos, dificuldade de deglutição e paralisia permanente, principalmente quando não é realizada a reabilitação de maneira adequada nos meses seguintes ao AVC.

Além disso, o AVC possui alto índice de reincidência, com cerca de 1 em cada 3 pacientes sofrendo um novo acidente (normalmente mais grave do que o primeiro).

Por isso, não brinque com o assunto: aprenda a prevenir-se e mãos à obra!

Obesidade e AVC

O AVC tem uma série de fatores de risco associados – e a obesidade é um dos principais. A obesidade é marcada pelo excesso de células gordurosas no sangue, o que aumenta enormemente o risco de entupimento de artérias, causando o AVC.

Além disso, a obesidade normalmente provoca hipertensão e diabetes, dois dos principais fatores de risco para a ocorrência de um AVC. Independentemente de doenças associadas e do IMC, a simples existência de obesidade abdominal constitui fator de risco para o AVC, segundo estudo.

Por fim, as recomendações comumente feitas para a prevenção são, em parte, as mesmas para combate à obesidade, como alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e moderação no consumo de álcool.

Não deixe que a obesidade provoque danos irreversíveis em sua vida. Cuide-se!

Tratando a obesidade e prevenindo o AVC

O tratamento da obesidade é fundamental na prevenção ao AVC. O acompanhamento especializado é de vital importância na redução do peso de forma equilibrada e saudável, e, consequentemente, na prevenção de diversas doenças associadas.

Por isso, não perca tempo e venha para o Hospital da Obesidade! Cuide-se com quem tem mais de 10 anos de experiência em emagrecimento saudável sem cirurgia, apenas com tratamento clínico adequado. Não deixe a sua saúde para depois!