Artigos e Pesquisas

Artigos e Pesquisas

Obesidade mórbida: a necessidade do tratamento por internação

Palavras-chave: Obesidade, tratamento da obesidade, tratamento por internação, abordagem terapêutica

Resumo: Neste texto vamos observar a constituição da obesidade como uma doença multifatorial com um grave impacto individual e coletivo, e, partindo de tal pressuposto, defender a internação como melhor alternativa de abordagem terapêutica, principalmente considerando os resultados a longo prazo.

Baixe o PDF: Obesidade mórbida: a necessidade do tratamento por internação

Perda de peso induz redução dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas

Palavras-chave: Obesidade, Fator de risco, Doenças, Perda de peso

Resumo: A perda de peso esteve relacionada com a melhora dos níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos no sangue, também favorecendo a normalização da pressão arterial de expressiva maioria dos pacientes que estiveram internados. Esses achados indicam redução dos riscos de infarto, acidente vascular cerebral, diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e renais, entre outros.

Acesse: Perda de peso induz redução dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas

Resultado do tratamento clínico intensivo hospitalizado da obesidade e sua avaliação após um ano

Palavras-chave: Obesidade, Tratamento da Obesidade, Dieta

Resumo: A obesidade é uma doença crônica associada ao desenvolvimento de várias comorbidades. Seu tratamento é difícil, com altas chances de má adesão e insucesso. O objetivo deste estudo é descrever o resultado baseado em dietas de baixa e muito baixa caloria associadas à atividade física.

Acesse: Resultado do tratamento clínico intensivo hospitalizado da obesidade e sua avaliação após um ano

Obesos com glicemia de jejum alterada: redução ponderal e efeitos sobre perfil glicêmico

Palavras-chave: Obesidade, Tratamento da obesidade, Glicemia

Resumo: A obesidade é uma doença multifatorial, constituindo fator de risco para várias complicações como a glicemia de jejum alterada (100 a 126 mg/dL), a qual, por sua vez, é fator de risco para o Diabetes Mellitus tipo 2 e doenças cardiovasculares. O presente artigo trata de um estudo sobre a relação entre perda de peso corporal em pessoas obesas e redução dos níveis de glicemia em pacientes da Clínica da Obesidade.

Baixe o PDF: Glicemia de jejum redução ponderal e perfil glicêmico

Estudo comparativo: pacientes bariátricos e pacientes obesos tratados com internação

Palavras-chave: Obesidade, Bariátrica, Tratamento da Obesidade, Internação, Reganho de Peso

Resumo: Muitos pacientes buscam a cirurgia bariátrica para resolver o problema da obesidade. O tratamento clínico por internação da Clínica da Obesidade fornece valores similares na perda de peso, com redução aproximada de 20% no primeiro trimestre. Por motivos ainda não esclarecido, pacientes internados após cirurgia bariátrica sem sucesso reganham mais peso do que os que nunca se submeteram à cirurgia. Trabalho apresentado em congresso internacional.

Acesse: Estudo comparativo: pacientes bariátricos e pacientes obesos tratados com internação

Fatores associados ao reganho de peso em pacientes que realizaram cirurgia bariátrica

Palavras-chave: Obesidade, Cirurgia bariátrica, Reganho de peso

Resumo: Antes de uma indicação de cirurgia bariátrica, a equipe de saúde deve estudar o que causou a obesidade em determinado paciente. Os problemas devem ser tratados a fim de evitar a necessidade de cirurgia ou, se a cirurgia for realizada, mitigar o reganho de peso no pós-operatório. Trabalho apresentado em congresso internacional.

Acesse: Fatores associados ao reganho de peso em pacientes que realizaram cirurgia bariátrica

Impacto da dieta de muito baixo valor calórico no estado nutricional de adultos obesos

Palavras-chave: Obesidade, Dieta de muito baixo valor calórico, IMC, Tratamento da obesidade

Resumo: Estudo que demonstra o impacto positivo da dieta de muito baixo valor calórico em pacientes obesos adultos internados na Clínica da Obesidade. Os pacientes foram submetidos a dietas de restrição calórica entre 500 e 800 kcal/dia, prática diária de atividades físicas e acompanhamento psicológico, apresentando significativa melhora no estado nutricional, percebida através da redução do Índice de Massa Corpórea (IMC).

Acesse: Impacto da dieta de muito baixo valor calórico no estado nutricional de adultos obesos

E-book: A obesidade como principal promotora das doenças que mais acarretam óbitos no mundo, suas causas e seu controle

Palavras-chave: Obesidade, Comorbidade, Doença, Mortalidade

Resumo: Exibindo estatísticas nacionais e mundiais, vamos, neste e-book, comprovar que as principais causas de mortes no mundo estão relacionadas a doenças das quais a obesidade é a maior geradora. São doenças conhecidas por comorbidades tais como problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes, dislipidemia e acidentes vasculares cerebrais.

Baixe o PDF: A obesidade como principal promotora das doenças que mais acarretam óbitos no mundo, suas causas e seu controle

Tratamento da Clínica da Obesidade melhora a vida dos pacientes idosos

Palavras-chave: Obesidade, Idosos, Dieta de restrição calórica, IMC

Resumo: Apesar de toda a cautela que se deve ter ao trabalhar com pacientes idosos, o tratamento na Clínica da Obesidade foi bastante eficaz na perda de peso e redução do risco de doenças do coração, favorecendo a redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos nessa faixa etária. Trabalho apresentado em congresso internacional.

Acesse: Tratamento da Clínica da Obesidade melhora a vida dos pacientes idosos

Terapia de grupo pode ajudar no tratamento da obesidade

Palavras-chave: Obesidade, Tratamento da obesidade, Terapia em grupo, Psicologia

Resumo: Terapias em grupo são importantes ferramentas para que o psicólogo possa identificar a complexidade dos aspectos envolvidos na obesidade.

Baixe o PDF: Terapia de grupo pode ajudar no tratamento da obesidade

Tratamento da Clínica da Obesidade ajuda os adolescentes a melhorarem a sua saúde

Palavras-chave: Obesidade, Adolescentes, Dieta de restrição calórica, IMC

Resumo: A obesidade vem crescendo em todas as faixas etárias e, quanto antes for tratada, melhor é a evolução dos pacientes na vida adulta. O tratamento de adolescentes na Clínica da Obesidade foi capaz de reduzir significativamente o seu peso e melhorar os níveis de colesterol, LDL e triglicérides. Esses achados podem reduzir o risco de morte, infartos e o aparecimento de doenças crônicas na vida adulta.

Acesse: Tratamento da Clínica da Obesidade ajuda os adolescentes a melhorarem a sua saúde

Prevalência de comorbidades psiquiátricas em pacientes obesos internados

Palavras-chave: Obesidade, Tratamento da obesidade, Psiquiatria

Resumo: Há muito se sabe que a obesidade não tem repercussões apenas físicas. Doenças como transtorno de humor, ansiedade e insônia estão relacionadas à obesidade, servindo de alerta para a necessidade de um amplo tratamento que dê suporte ao corpo e à mente, através de profissionais como psicólogos e psiquiatras.

Acesse: Prevalência de comorbidades psiquiátricas em pacientes obesos internados

Gravidade da obesidade pode influenciar na evolução ponderal durante a após tratamento intensivo para perda de peso?

Palavras-chave: Obesidade, Tratamento da obesidade, Tratamento intensivo, Mortalidade, Doenças

Resumo: Exibindo estatísticas nacionais e mundiais, vamos, neste artigo, comprovar que as principais causas de morte no mundo estão relacionadas a doenças das quais a obesidade é a maior geradora.

Baixe o PDF: Gravidade da obesidade pode influenciar na evolução ponderal durante a após tratamento intensivo para perda de peso?

Fome de quê? Compulsão alimentar como manifestação do Falso Self e intervenção terapêutica breve

Palavras-chave: Psicoterapia breve operacionalizada, Falso Self, Obesidade, Compulsão

Resumo: Este artigo partiu da inquietação de uma prática clínica que tem tido um grande crescimento nos últimos anos, as compulsões. O artigo trata das compulsões alimentares, através de casos clínicos atendidos em uma clínica de obesidade, avaliando as suas causas e incluindo uma possível manifestação do falso self. Serão abordados também os fatores biopsicossociais que envolvem esse comportamento patológico e os benefícios do tratamento com a técnica da Psicoterapia Breve Operacionalizada de Abordagem Psicanalítica. Buscando uma reflexão em autores como Freud, Winnicott e outros. Para pensar principalmente os mecanismos psíquicos envolvidos na compulsão alimentar.

Baixe o PDF: Fome de quê? Compulsão alimentar como manifestação do Falso Self e intervenção terapêutica breve

A obesidade como principal promotora das doenças que mais acarretam óbitos no mundo, suas causas e seu controle

Palavras-chave: Obesidade, Comorbidade, Doenças, Óbitos

Resumo: A obesidade é uma doença crônica, de etiologia multifatorial, que acarreta prejuízos importantes à saúde do indivíduo. A caracterização da gravidade da obesidade se dá pelo Índice de Massa Corpórea (IMC), que quanto mais elevado, mais se associa à maior morbimortalidade.

Baixe o PDF: Obesidade promove doenças graves óbitos

Agende sua Avaliação

Se você precisa perder muito peso não consegue, venha fazer uma avaliação presencial ou online com nossa equipe médica especializada em emagrecimento saudável. Preencha seus dados e aguarde o nosso contato.

Fechar

Agende sua Avaliação

Se você precisa perder muito peso não consegue, venha fazer uma avaliação presencial ou online com nossa equipe médica especializada em emagrecimento saudável. Preencha seus dados e aguarde o nosso contato.