Apneia do Sono

obesidade e apneia

Os perigos da apneia do sono

Uma das doenças associadas à obesidade, o distúrbio do sono conhecido como apneia é caracterizado por pausas respiratórias com duração mínima de 10 segundos. São essas paradas respiratórias que fazem com que o indivíduo tenha pequenos despertares durante a noite, que prejudicam o descanso e estão relacionadas diretamente a alterações cardíacas e pulmonares.

A apneia é uma doença crônica, progressiva e incapacitante. Os principais sintomas são o ronco, a fadiga diurna e a diminuição da capacidade de concentração, que podem trazer prejuízos no aspecto social e afetar negativamente a vida do paciente. Em casos mais severos, a doença pode levar à morte por parada cardíaca.

Obesidade e apneia do sono

Apneia do sono em obesos

A apneia do sono é constatada em 70% dos obesos. Em obesos mórbidos, a prevalência pode chegar a 80%. A doença pode ocorrer em qualquer idade, mas está presente principalmente em homens obesos com idade de 40 e 60 anos.

Os homens sofrem mais com a apneia do sono devido a diferenças anatômicas, perfil hormonal e distribuição da gordura pelo corpo, ficando acumulada em maior quantidade na região abdominal, pescoço e tronco.

A relação entre obesidade e apneia do sono existe, pois a gordura acumulada na garganta e no pescoço diminui o espaço para a passagem do ar. Além disso, a gordura abdominal aumenta a pressão sobre a barriga e diminui o espaço de expansão dos pulmões.

Por outro lado, a qualidade do sono ruim do indivíduo com apneia reflete em uma queda no estilo de vida, o que também ocasiona em um metabolismo mais lento e o aumento da obesidade, numa relação cíclica.

Não vacile: trate a obesidade e elimine esse distúrbio da sua vida!

O tratamento no Hospital da Obesidade

O Hospital da Obesidade é uma instituição com mais de dez anos de experiência no tratamento da obesidade, sem cirurgia! Dispomos de uma equipe multidisciplinar com terapeutas ocupacionais, médicos, psicólogos, educadores físicos, nutricionistas e enfermeiros, entre outros profissionais da saúde, trabalhando com estrutura de ponta e um só objetivo: devolver a você a saúde e qualidade de vida que você merece!

Aqui, tratamos a obesidade com excelentes resultados, bem como diversos problemas de saúde associados, como hipertensão, diabetes e apneia do sono. Venha perder peso e ganhar vida no Hospital da Obesidade!